Como Editar Fotos com o Lightroom no Celular

O Lightroom é o principal editor de fotos para mobile da atualidade. Ele oferece uma grande quantidade de definições disponíveis para edição na versão grátis, mesmo com recursos exclusivos para compra. O software é bem completo e por isso, muita gente sente dificuldade logo de cara por não saber por onde começar.

Interface do Lightroom Mobile

Uma das vantagens que já deixam o Adobe Lightroom na frente dos seus concorrentes é a chancela da Adobe. A tradicional empresa americana, pioneira na criação de programas voltados a design e fotografia, é a desenvolvedora do software.

Outra vantagem competitiva em relação ao Lightroom é a de que o programa, mesmo no celular, não reduzir a qualidade das fotos após a edição.

Sabe quando você fica bem naquela foto, mas precisa ajustar só uma luz ou uma cor e quando você exporta a imagem, vê que ela ficou toda pixelada? Então, muita gente não sabe, mas o Lightroom conserva de forma integral a qualidade de todas as imagens após aplicar qualquer efeito.

Bom, vamos agora ao que interessa. Separei algumas dicas de como editar fotos no Lightroom com o celular e ter resultados interessantes:

1. Teste

Pode ser bobo, mas é extremamente importante. Quando você colocar a sua primeira foto na galeria do programa, abra a régua de ferramentas e vá testando uma por uma, para saber o que ela modifica. Além de você descobrir a função de cada uma, você passará algum tempo no app e criará intimidade com a interface. Não será mais uma situação desconfortável pra você ter que ajustar uma foto naquela tela cheia de opções.

2. Referências

Sabe aquele blogueiro que você segue, ou até aquele amigo não muito próximo? Salve uma foto dele que você goste e tente produzir a sua de forma parecida. Repare os detalhes, como o tom de cada cor se comporta, o verde, o ciano, o magenta e tente reproduzir esse tom com os ajustes de cor do aplicativo. Assim você acabará refinando o seu gosto e criará uma identidade própria.

3. Perfis

O Lightroom vem com uma lista de perfis por padrão. Use-os como ponto de partida e vá adaptando eles ao seu gosto. Eles são ótimos para dar unidade a foto e harmonizar as cores, sem parecer montagem. Os de cor e os artísticos são os meus favoritos.

4. Câmera

Óbvio que eu não vou dizer que você precisa comprar uma DSLR de R$5.000,00 para ter uma fotografia bonita. Claro, isso é uma vantagem abissal contra quem não tem, mas não é a ideia.

Os smartphones de hoje em dia conseguem produzir imagens de ótima qualidade para as redes sociais. Principalmente os iPhone XR e iPhone XS Max, da última geração lançada. No entanto, os antigos são bem mais em conta e não ficam para trás.

Opte pelos aparelhos que possuam mais de uma câmera trabalhando em conjunto. Assim você consegue reproduzir o efeito bokeh das DSLRs, que nada mais é do que o desfocar o fundo. Esse efeito faz uma diferença grande na qualidade final da foto e causa muito impacto.

5. Iluminação

A iluminação é essencial para uma boa foto. Escolha sempre lugares que tenham incidência de luz natural. Janelas, varandas, ou qualquer outro ponto que seja invadido pela luz do sol.

Outra dica bacana que acompanha essa, são os horários ideais para tirar foto. Evite os horários em que o sol está a pino, pois ele irá criar uma sombra muito forte e marcada em você. Dê preferência aos horários em que o sol está mais ameno, como até às 10h e após às 16h.

Sombra projetada pela sacada

6. Presets

Por último, essa dica extra mais que especial! O Lightroom também permite que você importe definições de outras fotos. Já imaginou ter uma foto incrível em um clique só, igual a de um blogueiro? Isso realmente faz toda a diferença. É possível dar um grande salto de qualidade em um instante, sem precisar de conhecimentos em design ou edição fotográfica. Veja como é gigante a mudança feita em uma imagem através desse preset:

Antes e depois de usar o preset

Clique e confira esse e outros presets incríveis para usar nas suas fotos.

Bom, então é dessa forma que finalizo essa postagem com dicas valiosas para você que quer fotos de impacto nas suas redes sociais. Aproveitem bastante e abusem da criatividade!

Grande abraço!